segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Hamster roendo a grade ?



Sim, este é um problema muito barulhento.
Apesar de ser muito comum, roer as grades pode significar algum distúrbio no estilo de vida do hamster, sendo que muitas vezes, o problema pode ser
http://i300.photobucket.com/albums/nn14/petsbr/Animais/hamroendo.jpg
liamm.co.uk
diminuido ou extinguido por completo apenas modificando algumas coisas. Às vezes, nem é as grades que eles róem, mas o bebedouro, a casinha, a rodinha etc. É algo tão chato e prejudicial ao dono e ao hamster que o assunto mereceu uma grande explicação, e várias formas possíveis de ser resolvido.
Os problemas e formas de se resolver abaixo são os mais comuns, embora possam existir outras. Vale a pena tentar melhorar todos estes aspectos, não apenas para que o pet páre de roer coisas indevidas, mas também para que ele fique mais calmo e tenha uma vida mais saudável e feliz.
Os problemas abaixo estão ligados ao que pode gerar o stress do animal. É só pensar pelo lado dele e saber que essas coisas abaixo são realmente cansativas.
Falta de exercício físico: Quando a rodinha é pequena demais ou não é anatômica, o hamster pode acabar se desinteressando por ela, ou andando com menos frequencia. Isso pode também causar obesidade e um grande estresse.
Como resolver:
  • http://www.flickr.com/photos/jezebella9897
    Verifique se a rodinha tem o tamanho ideal para o seu hamster. Se for menor, é necessário comprar outra.
  • Veja como ele anda nela. Se for lento e as patinhas prenderem em algum lugar, também é necessário trocar a roda. As mais recomendadas são as de plástico reforçado, infelizmente importadas e um pouco caras. Mas com absoluta certeza valem cada centavo. As principais marcas são Habitrail (Hagen, Living World) e Silent Spinner.
Alimentação inadequada: Uma alimentação que não supra todas as necessidades do hamster pode também ser a causa de obesidade e estresse.
Como resolver:
  • Suprir as necessidades utilizando algum complexo vitamínico especial para hamsters.
  • Manter alimento sempre disponível. Quando os hamsters sentem falta de uma fonte de comida (o potinho cheio), mesmo que já tenham comida estocada no ninho, eles podem querer sair e buscar mais. É da natureza deles a ganância pelas sementinhas, pois onde eles vivam antigamente, a falta de comida significava morte breve.
Dentes muito grandes: É conhecido que os dentes dos hamsters crescem por toda a vida. Naturalmente eles róem galhos e abrem sementes, lixando e polindo os dentes para que não perfurem o céu da boca. Quando existe a falta de coisas para roer, o animal parte para o metal e o plástico, que são péssimos para resolver o problema. Aliás, dificilmente resolvem.
Como resolver:
  • Existem madeirinhas especiais, assim como alimentos extrusados que ajudam o hamster a manter seus dentinhos saudáveis. Ofereça
  • Em último caso, quando os dentes já estiverem grandes demais, é necessário levar no veterinário. Com rapidez ele corta no local certo e com o equipamento certo. Depois disso, é só seguir a primeira dica para os dentes se manterem no tamanho ideal.
http://i300.photobucket.com/albums/nn14/petsbr/Animais/hamroendo2.jpg
mosilager
Espaço pequeno: Embora às vezes digam que uma gaiola pequena é o suficiente, os hamsters amam muito espaço para correr e se sentirem um pouco livres. Gaiolas pequenas, sem andares, sem túneis, sem brinquedos e sem muita diversão os faz sentir presos, e a primeira reação é querer fugir.
Como resolver:
  • Infelizmente, só existe uma maneira de melhorar isso. Dando ao hamster mais espaço. Isso significa a compra de uma nova gaiola ou uma grande melhora na atual, deixando-a divertida e atraente.
Sons e luzes exageradas: Silêncio e penumbra: Este é o sonho de qualquer hamster. Quando eles vivem em locais barulhentos e muito iluminados, eles procuram uma saída. Têm ouvidos e olhos sensíveis que são prejudicados quando existe iluminação muito forte ou direta ou quando os ruídos ambientes (incluindo crianças gritando, cães latindo, música etc.) são mais altos do que o suportável para eles.
Como resolver:
  • Deixar o hamster num local à meia-luz e com o mínimo de som possível é uma das melhores saídas. Só não pode ser um local muito frio, úmido ou com correntes de ar.
Doenças: Hamsters doentinhos tendem a ficar nervosos, pois estão sentindo dor ou desconforto.
Como resolver:
  • Se esta for uma causa provável, o ideal é levar o hamster ao veterinário para que ele seja corretamente medicado.
Outros animais por perto: Quando existem hamsters em gaiolas separadas (o que é o ideal), mas perto uma da outra, ambos os animais sentem o cheiro. Isso pode os atrair ou repelir, mas, seja o que for, sair da própria gaiola é o que eles mais desejam fazer. Não importa se é para cruzar ou para brigar.
Como resolver:
  • Deixar as gaiolas longe umas das outras (em quartos separados, por exemplo).
  • Nunca pegar um hamster e depois o outro sem lavar as mãos. O cheiro do primeiro “gruda” na pele, fazendo com que o segundo o sinta e se estresse.
Lembre-se: Estas são as causas mais comuns, e mesmo melhorando todas, o problema talvez ainda não acabe por completo. De qualquer forma, melhorando a vida do hamster, é possível que ele viva mais, além de ser mais feliz. ;)
Fonte:http://petsbr.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário