terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Como cuidar de sua hamster grávida? E depois dos filhotes nascerem?

Como cuidar de sua hamster grávida? E depois dos filhotes nascerem?

Olá a todos do blog. Vou postar um post simples falando sobre alguns cuidados que deve ter com sua hamster fêmea grávida e também depois dos filhotes nascerem. Tudo o que deve fazer.

1° estágio: Gravidez
Quando a hamster começa a ficaar grávida, não aparecerá sintoma nenhum nas primeiras semanas além de um crescimento singnificativo na barriga. Após alguns dias, ela começará a ficar menos ativa e mais gorda. Depois de mais semanas, ela ficará não tão ativa e começará a fazer o ninho (o que todo o hamster pode fazer mesmo não estando grávida). O ninho pode ser feito com papelão, serragem e papel higienico (isso se não for como a minha Bolota, que come o papel). Quando ela estiver mais gorda, retire a rodinha e deixe mais alimento disponível, pois é possível que ela esteja com mais fome. Não pegue ela. Deixe ela alí (desde o início da gravidez) repousando. Imagine se a hamster sofra um acidente e aborte, isso a mataria junto.

2° estágio: Parto e cuidados
O parto ocorre geralmente de madrugada, nem sempre. Depois de aparecer os primeiros sintomas de gravidez da fêmea, retire o macho, pois o macho pode devorar os filhotes, independentes da espécie. (Isso não se aplica com porquinhos da india, onde pode deixar pai e mãe juntos). Depois do parto, alguns filhotes podem nascer mortos, deformados e devorados. A fêmea devora os que não nasce perfeitos. Não deixe a fêmea com a rodinha (por que a rodinha acabará atraindo a atenção da mãe o que acabaria deixando os filhotes com fome) não deverá deixa-las em lugares barulhentos, com sol, em lugares frios ou quentes demais, com muito movimento, o que faria com que a fêmea (por puro instinto) comesse os filhotes, pensando que há predadores em busca dela e de seus filhotes.

3° estágio: Desenvolvimento do hamster
1° dia. No primeiro dia, os hamsters nascem segos, surdos, sem pelo.

3° dia. Os pelos começam a crescer aos poucos, isso geralmente não se percebe por nós.
6° dia. Os hamster ficam com pequenas camadas de pelo em seu corpo.
9° dia. Começam a andar, mesmo estando segos. Pelo tato.
Segunda semana. Começam a abrir seus olhos e ficam bem ativos e rodeando pela gaiola.
20° dia. Começam a mamar com menor intensidade e começa a comer ração e beber água.
27° dia. Ficam independentes da mãe e deve separa-los.
Na quinta semana, já podem ser vendidos e devem ser separados, pois eles brigarão (Seus irmãos).

Esse texto foi retirado do meu antigo post sobre gravidez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário